Concerto – Festival Dias de Música Electroacústica

O Museu da Música Mecânica estabelece parceria e acolhe o Festival DME – “Dias de Música Electroacústica”.
Este concerto enquadra-se num festival de maiores dimensões – new music : touchpoints, organizado em parceria entre o Festival DME e o KCMD – Kyiv Contemporary Musica Days, que estará a decorrer entre 11 a 20 de Junho, no espaço Lisboa Incomum, e que trará a Portugal 29 músicos de 16 países diferentes através de 12 concertos, 10 palestras e 5 dias de Masterclasses.

No dia 17 de junho, domingo, pelas 17h, participe no festival assitindo no auditório do museu a um concerto pelo violinista Junya Makino.
Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia.

Cartaz Festival DME

Programa de Concerto:
Heinz Holliger : Ri-TRATTO
Michael Jarrell : Prisme
Helmut Lachenmann : Toccata
Toshio Hosokawa : ELEGY
Luciano Berio : Sequenza VIII

Concerto - Festival DME

Biografia

Junya Makino nasceu em Mishima, no Japão. Começou a tocar violino aos três anos de idade com Toru Takao.

Entre 2007 a 2011, estudou com Yasuo Mito e Machia Saito no Tokyo College of Music. Enquanto estudante, realizou muitos concertos enquanto concertino da Orquestra Sinfónica da Faculdade de Música de Tóquio.

Entre 2011 a 2014, estudou com Anke Schittenhelm na Universidade das Artes, em Graz, Áustria, e de 2014 a 2016, com Rainer Schmidt (Quarteto de Cordas Hagen), na Academia de Música de Basel, na Suíça.
Participou em competições internacionais, incluindo o 4º Concurso Internacional Jascha Heifetz na Lituânia. Também participou em masterclasses com Saschko Gawriloff, Irvine Arditti, Liana Isakadze, Boris Belkin, Ilya Gringolts, Lucas Fels, Christos Polyzoides, Demetrius Polyzoides e Sylvia-Elisabeth Viertel, entre outros.

Junya é membro da Internationale Ensemble Modern Akademie em Frankfurt, Alemanha – um ensemble famoso, criado em 1980, apresentando um repertório de compositores europeus contemporâneos. Durante 2014-2015, como violinista do ensemble da academia, tocou uma grande quantidade de peças em toda a Europa em muitos festivais, como Gaudeamus Muziekweek em Utrecht, Biennale für Moderne Musik Frankfurt Rhein Main, KulturTagJahr, duas semanas de concertos em Paris no MANIFESTE Akademie IRCAM, Dessau, Witten Neue Musik Tage, Achtbrücken Musik Festival Köln, Ruhrtriiiennale e Cresc Festival, em Frankfurt. Trabalhou com músicos como Heinz Holliger, Beat Furrer, Michael Jarrell, Ingo Metzmacher, Emilio Pomarico, Lucas Vis e Michael Quell, entre outros.

Em dezembro de 2015, fundou o festival de música contemporânea “Kyiv Contemporary Music Days” com Albert Saprykin, Francisco Morais Franco e Darko Horvatic e, até agora, o festival realizou mais de 70 eventos.
Em setembro de 2016, estreou o Concerto para Violino de Ligeti neste mesmo festival, na Ucrânia, como solista.

Data/Hora: 17 de junho, domingo, pelas 17h.

Condições de acesso: Entrada gratuita no concerto, sujeita a marcação prévia e lotação do auditório.

Info./Reservas: 212 381 083 | 960 080 044
museudamusicamecanica@gmail.com

Org.: Festival DME – Dias de Música Electroacústica e Museu da Música Mecânica

Participe no evento no Facebook, Clique Aqui.

Siga o Festival DME no Facebook, Clique Aqui.