O “Futuro já não é como era antigamente”. Mas não é justamente porque também temos muito do passado coexistindo com este futuro. Quem diria que em vez de carros voadores, estaríamos compartilhando carros, ou que descobriríamos, em pleno século XXI, que o bom e velho filtro de barro é o melhor sistema de filtragem doméstica?
Back to basics?
Não! Mas as noções de tempo estão coexistindo e há muita retro-inovação a fazer-se.
Nesta breve apresentação a investigadora e curadora de novos cenários culturais, Mariana Nobre, vai contar um pouco sobre a sua experiência com as noções de Revivalismo, um termo criado pela The Future Laboratory (Londres), cujas pesquisas a oradora representou no Brasil dando entrevistas e especializando-se em curadorias, projetos e eventos sobre o tema.
Nesta conversa iremos entender como há muitos embriões de inovação no passado e como resgatá-los cria um futuro mais potente, assertivo e sustentável.
Alguns tópicos para refletir na conversa:
Conceitos: revivalismo, temporalização, vintage x retrô, retrofuturismo, obsolescência e retroinovação.
– A ausência de nostalgia
– Cultura Pós-Industrial
– Pós-humanismo e AI
– Revivalista como profissão do futuro
E que sinergias terá este tema com o Museu da Música Mecânica? Venha fazer parte integrante desta conversa!
MARIANA NOBRE
Investigadora de curadora e novos cenários culturais, com trabalhos realizados em bureaus brasileiros e internacionais como Voltage, The Future Laboratory e Box 1824. Foi innovation Manager na Ipsos Brasil e realiza projetos e curadorias culturais pelo selo “Atelier do Futuro”. Estudou comunicação, filosofia, semiótica psicanalítica e cinema documentário. Vive no centro de São Paulo há mais de dez anos, sempre em edifícios históricos e tem dois “cachorrinhos” simpáticos chamados Vitrola e Nietzsche.
PÚBLICO-ALVO: interessados em tendências, moda, design, história ou cultura retrô.
QUANDO: 15 de setembro, às 17h
CONDIÇÕES DE ACESSO: Entrada Gratuita sujeita a inscrição prévia e disponibilidade de lugares.
INSCRIÇÕES:
212 381 083 | 960 080 044
museudamusicamecanica@gmail.com
Parceria Atelier do Futuro e Museu da Música Mecânica.