Venha passar a tarde de São Martinho com uma visita ao museu, castanhas, água pé e momento musical pelo grupo coral “Quem Canta”. Traga a família e os amigos, 11 de novembro é dia de magusto no museu!
15h30 – Visita ao museu orientada pelo colecionador Dr. Luis Cangueiro, com audição dos instrumentos ao vivo.
Condições de acesso: Visita com bilhete de entrada no museu.
17h – Concerto “Quem Canta” – Conjunto Coral.
O reportório deste concerto passa pela música portuguesa popular e erudita de várias épocas, desde o séc. XVI ao séc. XX.
Condições de acesso: Entrada gratuita, sujeita a marcação prévia.
Info./Reservas: 212 381 083 | 960 080 044
museudamusicamecanica@gmail.com
PROGRAMA DE CONCERTO – 11 de novembro, às 17h
Ai de mim tanta laranja – Cancioneiro Alentejano
A la villa voy – Anónimo séc. XVI (Cancioneiro de Elvas)
Ay mi Dios – D. Pedro de Cristo
Ó Senhora do Amparo – F. L. Graça
Cantigas de Maio – José Afonso, arr. Eurico Carrapatoso
São horas de embalar as trouxas – F. L. Graça
Hymne à la nuit – J. P. Rameau, adapt. Jose Basalo
Hashivenu – Meir Ben-Uri (Hebraico)
Ise Oluwa (A obra do criador) – Trad. Nigéria, arr. Una May
Surb (Sanctus) – M. Ekmalian (Arménio)
Blowin’ in the wind – Bob Dylan, arr. Júlio César Apollo
Good night – John Lennon & Paul McCartney, arr. José L. Blasco
Acordai! – F. L. Graça
MAIS INFORMAÇÕES:
QUEM CANTA – CONJUNTO CORAL
É um Coro Comunitário Independente que iniciou a sua atividade em setembro de 2014, e está aberto a todos com ou sem experiência coral/musical. O reportório é eclético em estilo, género e época, adaptando-se às características do grupo. Destaca a preferência por reportório português, quer de carater popular quer erudito. Ensaia regularmente na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica, Lisboa. Participou em diversas apresentações públicas na área da grande Lisboa a convite de outros Coros e organizou concertos conjuntos com outros Coros dos quais se destacam: os concerto de Natal 2015, com o Coro da Bafureira, na igreja de S. Tomás de Aquino e em 2016, na igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica; na Junta de Freguesia do Lumiar e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o coro francês de Lille, Chorale Soungaia; em 2017, foi o coro convidado no Concerto de Aniversário do Coro Notas Soltas, de Vila Franca de Xira e participou no Encontro de Coros da Festa da Flor, da mesma cidade. Em outubro de 2017, fez a sua estreia internacional, em Lille, França. Foram apresentados dois concertos, um na Associação Socio Cultural CEMEA, em Lille e outro na igreja Sainte Elizabeth, em Roubaix. Foram apresentados dois programas diferentes, o primeiro de música portuguesa, tradicional e erudita, e o segundo de música de várias partes do mundo, explorando diferentes sonoridades e ambientes.
ANA VENADE
Natural de Lisboa é licenciada em Ciências Musicais pela FSCH da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu o ano curricular do mestrado em Musicoterapia, na Universidade Lusíada. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília, concluiu o curso de Canto Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa e o Curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Fez formação com os professores Max van Egmond, Marius van Altena, Jill Feldeman, Helmut Lips, Maria Dolores Soares e Ana Leonor Pereira e com os maestros José Robert, Alexandre Branco, Christopher Bochmann, Owen Rees, Peter Philipps, Paul van Nevel, Armando Possante, Henrique Piloto, Pedro Teixeira e Paulo Lourenço. Integrou diversos projetos de música vocal, destacando-se: o Coro da Universidade de Lisboa e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa; o Coro de Câmara Syntagma Musicum; o Grupo Coral de Queluz; o Coro de Câmara do IGL e o Coro Feminino Cantata; integrou o 1º Atelier de Ópera da Escola de Música do Conservatório Nacional e Coro Gulbenkian. Fundou e dirigiu o Grupo Coral da Junta de Freguesia de Benfica e Coro da Junta de Freguesia de Benfica, foi maestrina do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro do Montijo. É professora de Educação Musical e formadora qualificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Faz parte da Direção da Associação Portuguesa de Educação Musical. Fundou e dirigiu o Coro dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Funda e dirige o QuemCanta-Conjunto Coral e o Coral Aesculapides, da Secção Sul da Ordem dos Médicos.
Acompanhe o evento “Magusto no Museu” no Facebook, Clique Aqui.
Info./Reservas: 212 381 083 | 960 080 044
museudamusicamecanica@gmail.com