Exposição – Na minha escola nasce uma Caixa de Música

Com o objetivo de estreitar e cimentar laços com a comunidade escolar e a coleção, o Museu da Música Mecânica (MMM) lançou este ano letivo 2018-19 o projeto Na minha escola nasce uma caixa de música.

O museu atribuiu um mecanismo de caixa de música a cada turma que se inscreveu no projeto-escola e desafiou as crianças e os respetivos educadores/professores a criarem a sua própria caixa de música.

O projeto contou com a participação de 25 turmas desde a Creche até ao 2º Ciclo do Ensino Básico, de escolas do concelho de Palmela, Setúbal, Almada, Montijo e Lisboa. Envolveu um total de 574 crianças, desde os 2 aos 14 anos.

No Dia Internacional dos Museus – 18 de maio – inaugurou uma exposição temporária com todos os projetos desenvolvidos. Nesse dia, o público votou nos projetos que mais gostou, distinguindo-se três projetos.

O resultado está à vista numa exposição temporária no museu (Piso 1 e 2). Visite esta mostra e surpreenda-se com a criatividade dos mais novos e o potencial criativo da música.

O Museu da Música Mecânica agradece a dedicação, criatividade e envolvimento de todos os alunos, educadores, professores e pais participantes.

A exposição estará patente no Museu da Música Mecânica até 31 de agosto de 2019.

Exposição - "Na minha escola nasce uma caixa de música"

Alguns dos fantásticos trabalhos desenvolvidos para aguçar o apetite para virem visitar a exposição…

IMG_0082

No dia da inauguração da exposição na Sala da Música – 18 de maio de 2019 – Dia Internacional dos Museus. As caixas de música em exposição podem ser tocadas. Trabalhos do Externato da Luz (Lisboa) – 1º Ciclo EB.

IMG_0644

Caixas de Música pelo Jardim de Infância Salgueiro Maia (Pinhal Novo).

IMG_0646 - copia

Trabalhos desenvolvidos pelo Jardim de Infância e Escola Básica Salgueiro Maia

IMG_0634

Trabalhos da Creche do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Atalaia (Montijo) – Crianças de 2 anos.

PRÉMIOS ATRIBUÍDOS – Votação do Público

3º Prémio (Votação do Público) - EB Joaquim José de Carvalho (Palmela) - 3º ano do 1º CEB - Prof. Luísa Pinto

3º PRÉMIO (Votação do Público) – “Guitarra Portuguesa” – EB Joaquim José de Carvalho (Palmela) – 1º Ciclo EB (3º ano) | Prof. Responsável: Luísa Pinto | Música: Singing in the rain

2º PRÉMIO (Votação do Público) – “Parabéns Cuco” – Colégio Mestre Cuco (Almada) – Educação Pré-Escolar | Prof. Resp.: Carla Pereira | Música: Happy Birthday

1º PRÉMIO (Votação do Público) – “Estrelas que dançam” – Externato Espaço Verde (Montijo) – Educação Pré-Escolar | Prof. Resp:: Graça Pina | Música: Twinkle twinkle Little Star

Instituições de ensino participantes:

– Colégio Adventista de Setúbal;
– Colégio Mestre Cuco (Almada);
– Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Atalaia (Montijo);
– Escola Básica Salgueiro Maia e JI Salgueiro Maia (Pinhal Novo);
– Colégio Valsassina (Lisboa);
– JI S. Gabriel (Setúbal);
– EB Joaquim José de Carvalho (Palmela);
– Centro Infantil António Marques (Montijo);
– Externato da Luz (Lisboa);
– Externato Espaço Verde (Montijo).

Entrega de Prémios (Votação do Público) - Dia Internacional dos Museus - 18 d emaio de 2019.

Entrega de Prémios (Votação do Público) – Dia Internacional dos Museus – 18 de maio de 2019.

Parabéns a todos!

Neste novo ano letivo 2019/20 lançamos um novo projeto-escola, um novo desafio!

Vamos criar Álbuns Musicais de Memórias. Podem consultar mais detalhes AQUI.

As  inscrições estão abertas para as escolas que nos visitam no próximo ano!