Dia Internacional e Noite dos Museus – 18 de maio de 2019

DIA E NOITE NO MUSEU DA MÚSICA MECÂNICA
No dia 18 de maio comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus.
Em 2019, o tema do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO) é «Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição» – mote para as celebrações em torno deste dia.
O Museu da Música Mecânica (MMM) promove no próximo sábado um dia inteiro de festa, entre as 10h e as 22h30, com atividades para toda a família: música para bebés e crianças, visitas com música, exposições, baile tradicional, experiências a cavalo e workshop de plantas na quinta. Encerra com o concerto de Noite dos Museus.

Participe e celebre o dia e Noite dos Museus no Museu da Música Mecânica, em Palmela!

PROGRAMA | 18 DE MAIO, SÁBADO
10h15 – Sessão de Música para Bebés e Crianças “Instrumentos… canções e tantas outras tradições, orientação Ecos – Sons de Sentir.

E se um dia tivéssemos a oporMúsica para Bebés e Criançastunidade de redescobrir Portugal, os seus sons, cores, cheiros, histórias, em que os instrumentos tradicionais ganhassem vida numa recriação musical com novos ritmos e sentidos? Um Portugal ainda por descobrir e sentir.
Valor: 12€/Família (até 3 participantes) | Participante extra (+ 5€).
Destinatários: Famílias com crianças dos 12 meses aos 5 anos
Inscrições: 212 381 083 | 960 080 044 | museudamusicamecanica@gmail.com
Organização: Ecos – Sons de Sentir e MMM.

15h00 – Inauguração da Exposição “Na minha escola nasce uma caixa de música”, na Sala da Música.
Mostra de trabalhos finais do Projeto Escola-Museu, ano letivo 2018-19. Um projeto de aproximação entre o Museu da Música Mecânica e a comunidade educativa, que contou com 25 projetos/turmas participantes desde a Creche ao 2ª Ciclo do Ensino Básico, de escolas do concelho e fora do concelho de Palmela. Participe, venha surpreender-se com a criatividade dos mais novos e votar nos projetos que mais o encantam!
Entrada livre, não exige marcação prévia.

15h30 – Visita guiada à coleção permanente do museu orientada pelo colecionador Luis Cangueiro, com audição ao vivo dos Instrumentos de Música Mecânica
Não necessita de marcação prévia, valor: entrada no museu). Ponto de encontro: na receção do museu.

Experiências a cavalo (gratuito para crianças)15h30-17h00 – Experiências a cavalo no Centro Hípico
Traga os miúdos para experimentaram andar a cavalo. Vão adorar e é gratuito!
Atividade gratuita, não exige marcação prévia.
Inscrição no dia por ordem de chegada. Ponto de encontro: Centro Hípico da Quinta do Rei, junto ao Museu da Música Mecânica.

16h00 – Workshop de Identificação de Plantas da Quinta do Rei.
Conheça a flora em celebração do Dia Internacional dos Museus e venha descobrir e identificar as plantas da Quinta do Rei. Nesse dia vamos percorrer a quinta colocando placas de identificação nas principais plantas. Participe!
Ponto de encontro: jardim do Museu da Música Mecânica.
Organização: CMP – Formação para a Comunidade e MMM.
Participação gratuita, não exige marcação prévia.

Baile Tradicional (gratuito)17h00 – Baile Tradicional, por Leónia Oliveira e a Banda Cataventos. Ao sabor dos ventos.
Neste baile-concerto, apresentam sobretudo um repertório de danças tradicionais portuguesas dando um pulo aqui e acolá a outras danças do mundo: onde a gaita-de-foles é a principal agitadora do baile. Venha participar neste baile no exterior do museu!

Inês Gonçalves: Voz, Gaitas Portuguesas, Flauta Transversal, Adufe
David Rodrigues: Viola Campaniça, Cavaquinho, Guitarra Folk, Adufe
Bruno Cintra: Percussões e Flauta de Tamborileiro
Organização: Museu Municipal de Palmela – CMP, no âmbito da exposição patente no MMM «Paisagem Sonora: a Gaita de Foles».
Ponto de encontro: em frente à fachada do museu, ao ar livre.
Participação gratuita, não exige marcação prévia.

18h00 – Entrega de Prémios Exposição Temporária “Na minha escola nasce uma caixa de música” – Projeto-Escola (votação do público).
Ponto de encontro: Sala da Música, adjacente ao MMM.

Concerto de Noite dos Museu pela Orquestra Nova de Guitarras21h00 – Concerto Noite dos Museus, pela Orquestra Nova de Guitarras.
Para celebrar a Noite dos Museus, a Orquestra Nova de Guitarras preparou um Concerto dedicado às sonoridades e ritmos dos Tangos. Com direção musical do Maestro Miguel Madaleno e uma formação de oito músicos a ONG propõe um repertório de Tangos com estilos variados e de diferentes influências culturais, numa Noite dos Museus poética e apaixonante.
Entrada gratuita, mas exige marcação prévia. Limitado à lotação do auditório do museu.
Inscrições: museudamusicamecanica@gmail.com
21h00-22h30 – Museu aberto à noite (visitas livres). Sem marcação prévia. Valor: entrada no museu.

Junte-se à grande festa dos museus!

Siga o Evento no Facebook e Instagram do museu.

Destinatários: Famílias e público em geral

+Info./Reservas: 212 381 083 | 960 080 044
museudamusicamecanica@gmail.com